Terra de Direitos: Livro Curitiba: transformações na ordem urbana

Clipping_TerradeDireitos2

O Brasil não é só urbano, é também um país cada vez mais metropolitano. A rede urbana brasileira é composta hoje de 13 cidades com mais de um milhão de habitantes, megacidades (São Paulo e Rio de Janeiro), 52 Regiões Metropolitanas e 9 aglomerações urbano-regionais. Monitorar as tendências de reconfiguração destes grandes aglomerados urbanos, compreender o seu papel na articulação territorial nas escalas global, nacional e regional, bem como as diferenças existentes entre eles tem sido a contribuição que o Observatório das Metrópoles tem dado ao país nos últimos anos.

É nesse contexto que o instituto promove o lançamento, no dia 19 de novembro, da Série “Transformações na Ordem Urbana das Metrópoles Brasileiras (1980-2010)”com o propósito de oferecer a análise mais completa sobre a evolução urbana do país, servindo assim de subsídio para a elaboração de políticas públicas e para o debate sobre o papel metropolitano no desenvolvimento nacional.

O primeiro livro da série é sobre a região metropolitana de Curitiba que será lançado durante o Seminário “Curitiba: metropolização e transformações socioespaciais no início do século XXI” (Local: Auditório de Administração – Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná – UFPR).

A Série “Transformações na Ordem Urbana” representa o maior projeto do Observatório das Metrópoles no âmbito do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT/MCT&I). Segundo o coordenador nacional da Rede, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, o Observatório vem acumulando expertise sobre a temática metropolitana há mais de 15 anos, a partir da consolidação de um trabalho em rede multidisciplinar, de produção de conhecimento científico, de metodologias e ferramentas para a pesquisa da questão metropolitana.

“Para o coletivo de pesquisadores do Observatório, qualquer estratégia de desenvolvimento nacional está fortemente condicionada à capacidade da sociedade brasileira em enfrentar os desafios urbanos, sociais e ambientais que se manifestam de forma multifacetada e multiescalar nas metrópoles brasileiras”, afirma.

Cada livro da série irá abordar as transformações urbanas de uma das 15 principais regiões metropolitanas do país. No caso de Curitiba serão analisados temas como transição demográfica, mercado de trabalho e economia, espaços informais de moradia e as ações do Programa Minha Casa Minha Vida, o mercado imobiliário, mobilidade urbana, bem-estar urbano, governança e gestão metropolitana, entre outros.

Apoios: Fundação Araucária, CNPq e Capes.

Comments are closed.